Cidades
Demarcação das terras indígenas Xukuru Kariri é adiada; Lula prometeu ato até o fim do ano
A homologação das terras indígenas do povo Xukuru Kariri, prevista para ocorrer na quarta-feira (11), foi adiada devido ao problema de saúde enfrentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para um procedimento cirúrgico, Lula recebeu alta no domingo passado (15) e, está retornando suas atividades normais aos poucos. Sua promessa era cumprir o ato administrativo até o final de 2024.
A promessa foi reafirmada às lideranças indígenas e à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que acompanham o processo. Antes disso, o presidente deverá se reunir com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, que está de férias até esta segunda-feira, 23 de dezembro.
Reunião no Ministério da Justiça
Na sexta-feira (13), representantes do povo Xukuru Kariri, de Palmeira dos Índios (AL), estiveram no Ministério da Justiça em Brasília para discutir a demarcação e regularização fundiária do território, que tramita há décadas pelos meios legais. Entre os presentes estavam o Coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Dinaman Tuxá, e o Assessor Político da APOINME, Sabarú Tingui-Boto.
As lideranças reforçaram a urgência da homologação, que é uma promessa de campanha de Lula e simboliza um avanço histórico para o reconhecimento dos direitos territoriais dos povos indígenas no Brasil.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
4SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais